quarta-feira, 24 de agosto de 2011

http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/183/artigo141180-2.asp

divulgação Greg Lynn


A medalha de ouro da 11a Bienal de Veneza (2008) foi outorgada a Greg Lynn (www.glform.com), que apresentou uma curiosa instalação a partir de brinquedos reciclados. O provocativo projeto conjuga dois aspectos sumamente contemporâneos: o design digital e a reciclagem.
Greg Lynn, observando o crescimento de seus filhos, percebeu que muitos brinquedos eram consumidos e descartados em largas quantidades. Reciclá-los e transformá-los em paredes ou em móveis era o objetivo principal de seu projeto, que trata, de maneira irônica, de resolver esse problema.

A matéria-prima são os abandonados brinquedos, dotando-lhes de um uso totalmente diferente. Para recolher a matéria-prima o projeto está baseado na colaboração de pessoas que queiram vender, ou simplesmente desfazer-se desses, agora inúteis, objetos. Disponível na web do arquiteto, a campanha We want your toys busca arrecadar cinco tipologias de brinquedos que são enviados pelo correio.

Esses cinco brinquedos foram fotografados e posteriormente digitalizados (escâner 3D) para logo se obter sua geometria (CAD data). A partir da informação vetorial, o objeto é manipulado procurando estabelecer novas interseções entre os objetos para dotar-lhes de certa estrutura e estabilidade. Para lograr essa manipulação física, são usados robôs com fresas que podem fazer os cortes necessários para que as peças sejam fixadas entre si mediante calor. Veja o vídeo no Youtube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário